O Congresso "Ciências da Educação em Portugal: saberes, contextos de intervenção e profissionalidades"
15/11/2018 - 16/11/2018 Universidade do Porto
O Congresso "Ciências da
Educação em Portugal: saberes, contextos de intervenção e
profissionalidades" realiza-se nos dias 15 e 16 de novembro de 2018, na
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
(FPCEUP), integrando a Comissão Organizadora representantes de todas as
instituições públicas portuguesas onde se desenvolve formação inicial e
investigação em Ciências da Educação. Inscrições até 12 de outubro 2018.
Sobre o congresso
São objetivos do Congresso
efetuar um balanço dos últimos 30 anos de formação, intervenção e investigação
em Ciências da Educação em Portugal e refletir sobre os contextos de
intervenção e profissionalidades dos diplomados pelos diferentes cursos, tendo
em conta a relevância dos saberes, a especificidade dos percursos de formação e
a diversidade dos contextos de ação e de exercício profissional.
O Congresso estará organizado em
quatro painéis temáticos, para os quais serão convidados
docentes/investigadores/as e outros profissionais da área das Ciências da
Educação.
1.
Saberes em CE
Ao longo dos últimos 30 anos, em
Portugal, as CE têm vindo a produzir conhecimento aprofundado sobre diversas
problemáticas socioeducativas, a partir de orientações metodológicas variadas,
e com diferentes relações com atores, contextos e práticas educativas. O painel
visa: fazer um balanço da configuração dos saberes em CE, assinalar tendências
atuais na investigação e olhar criticamente para os modos de produção de
conhecimento nas suas relações com os campos político, educativo e social;
sublinhar os contributos e relevância do conhecimento e da investigação em CE
para as políticas e intervenção socioeducativas.
2.
Contextos de intervenção
As Ciências da Educação têm
vindo a afirmar a sua intervenção numa crescente pluralidade e multiplicidade
de contextos, contribuindo para o surgimento e recriação da dimensão educativa
neles presente. O objetivo deste painel é o de dar visibilidade ao papel, à
especificidade e aos sentidos da intervenção das CE, contribuindo para analisar
as realidades da intervenção das CE e salientar as suas potencialidades de
desenvolvimento futuro.
3.
Profissionalidades
O percurso das CE em Portugal
tem sido atravessado pelo desafio da afirmação e reconhecimento da(s)
profissionalidade(s) dos seus diplomados no contexto do trabalho
socioeducativo, os quais têm vindo a desempenhar uma grande diversidade de
papéis e funções profissionais. O painel visa contribuir para a afirmação da
especificidade da intervenção e da(s) identidade(s) profissionais dos
diplomados em CE e situá-las face às transformações e configurações que o campo
educativo assume.
4.
Percursos e processos de formação
Os desafios inerentes a uma
educação superior universitária e à afirmação da sua pertinência social têm
conduzido a formação inicial em CE a assumir uma diversidade de opções
curriculares e pedagógicas que se refletem diretamente nos percursos de
formação dos estudantes. Este painel visa promover a reflexão e análise sobre
os processos de formação vivenciados em diferentes instituições, procurando
contribuir, a partir da perspetiva dos/as estudantes, para a identificação de
experiências significativas e de desafios que se colocam à formação em CE.
Comissão
Organizadora
António Gomes Ferreira,
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - U. Coimbra
António Magalhães, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - U. Porto
António Teixeira, Departamento de Educação e Ensino a Distância - U. Aberta
Bravo Nico, Departamento de Pedagogia e Educação - U. Évora
Fernando Gonçalves, Departamento de Psicologia e Ciências da Educação - U. Algarve
João Caramelo, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - U. Porto
Manuela Ferreira, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - U. Porto
Maria Alexandra Gomes, Instituto de Educação - U. Minho
Natália Alves, Instituto de Educação - U. Lisboa
Nuno Fraga, Departamento de Ciências da Educação - U. Madeira
Teresa Medina, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - U. Porto
António Magalhães, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - U. Porto
António Teixeira, Departamento de Educação e Ensino a Distância - U. Aberta
Bravo Nico, Departamento de Pedagogia e Educação - U. Évora
Fernando Gonçalves, Departamento de Psicologia e Ciências da Educação - U. Algarve
João Caramelo, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - U. Porto
Manuela Ferreira, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - U. Porto
Maria Alexandra Gomes, Instituto de Educação - U. Minho
Natália Alves, Instituto de Educação - U. Lisboa
Nuno Fraga, Departamento de Ciências da Educação - U. Madeira
Teresa Medina, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - U. Porto
Programa
15
de novembro
10h00 Sessão de abertura
11h00 Conferência de abertura
14h00 Painel Saberes em Ciências
da Educação
16h00 Coffee break
16h30 Painel Percursos e
Processos de Formação
16
de novembro
10h00 Painel Contextos de
Intervenção
14h30 Painel Profissionalidades
16h30 Coffee break
17h30 Conferência de
encerramento
Inscrição
A entrada é gratuita, mas exige
inscrição aqui (até 12 de outubro).